top of page

VISTO

 

Agora vem a parte mais burocrática dos preparativos, onde serão necessários diversos documentos, preenchimento de formulários, CASV e entrevista no consulado. A ordem de etapas para o visto é a seguinte:

 

- Recebimento do DS2019

Por volta de 40 dias antes do embarque, o STB entrará em contato avisando que o DS2019 chegou, e em qual loja ele deverá ser buscado. O DS2019 é um documento necessário tanto para tirar o visto, quanto para a entrada nos EUA. Enviado pela Disney, ele é a principal comprovação de vínculo empregatício entre você e a empresa.

 

- Preenchimento do DS160

Após receber o DS2019, o DS160 deve ser preenchido. Este é o formulário de obtenção de vistos, necessário para vistos de qualquer categoria. No caso do J1, só é possível preenche-lo após o recebimento do DS2019. Após o preenchimento, o DS160 deve ser impresso (de preferência em impressora à laser, pois possui um código de barras necessário no dia da entrevista).

 

- Pagamento taxa do VISTO

Taxa referente à agendamento do visto. O valor dela é de 160 dólares, que cobrem agendamento, entrevistas e reenvio do passaporte após obtenção do visto (caso solicitado). A taxa deverá ser paga por cartão de crédito internacional ou boleto bancário. Caso seja pago por cartão de crédito, o agendamento será liberado em poucos minutos, se for por boleto bancário, ele só estará disponível em dois dias úteis.

 

- Agendamento do Visto e CASV

Tanto a visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) quanto a entrevista no consulado são agendados online. A visita ao CASV deve ser feita ANTES da entrevista, porém, na página do agendamento, a data da entrevista é marcada primeiro, a disponibilidade dos CASVs aparece logo após a confirmação do agendamento da entrevista.

 

- Pagamento taxa SEVIS

Essa taxa é paga apenas quando o visto solicitado é de trabalho/intercâmbio/estudos, como é o caso do J1. O pagamento é feito via cartão de crédito internacional, no valor de 35 dólares. Deve ser paga após o agendamento, pelo menos alguns dias antes da entrevista.

 

- CASV

Alguns dias antes da data da entrevista no consulado, o solicitante do visto comparece a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto para tirar digitais, foto e dados cadastrais necessários para encaminhamento à entrevista. Isso tudo porque as pessoas que estão renovando visto de turista apenas precisarão fazer isto e terão o visto renovado, sem ser necessária a entrevista no consulado. Para vistos de trabalho, o comparecimento ao consulado continua necessário, porém agora é mais rápido e com filas menores.

 

- Entrevista no Consulado/Embaixada

No dia da entrevista, é aconselhável a chegada com pelo menos meia hora de antecedência. Dentro do consulado, o esquema é o mesmo de qualquer outro visto. Fila para entrar no consulado, fila para checar a documentação, fila para escanear passaporte e DS, fila do detector de metais, fila para ser entrevistado... A entrevista costuma ser toda em inglês, mas mesmo assim é bem tranquila, focando no motivo do intercâmbio, para onde irá, no que trabalhará, o que estuda, qual semestre, qual faculdade...  Sempre que a pergunta ARE YOU A FULL TIME STUDENT? aparecer, a resposta será SIM. Para os americanos, isso não significa que você estuda período integral, e sim, o tipo de matrícula/curso que você faz. TODOS os cursos aceitos no ICP contam como Full Time, e ao responder não a essa pergunta, seu visto muito provavelmente será negado, já que o requisito para obtenção do J1 de Summer Work/Travel é ter este tipo de vínculo.

 

A menos que você já tenha tido problemas como trabalhar ilegalmente nos EUA ou ficar mais tempo além do que seu visto permitia, não há nada a temer na hora da entrevista.

Agora é só esperar o visto ficar pronto e buscá-lo no CASV, ou sua entrega via correios.

 

 

bottom of page